O que é um Copy? Elimine sua dúvida de uma vez por todas

O que é um Copy? Elimine sua dúvida de uma vez por todas

Compartilhe:

Se até 2010 pouquíssimas pessoas sequer conheciam Copywriting, pouco mais de uma década depois, com o marketing digital revolucionando a forma como se faz publicidade, um volume cada vez maior de pessoas querem saber o que é um Copy, de fato.

Nas próximas linhas você descobrirá novos conceitos relacionados ao universo da escrita lucrativa.

Além de entender o que é um Copy, descobrirá também quais são os critérios para produzir Copy que vende e alguns exemplos de Copy muito utilizados no Marketing Digital.

Leia até o final.

O que é um Copy?

Antes de mais nada, é preciso diferenciar o termo Copy que, a depender do contexto em que é utilizado, pode confundir aqueles que ainda não estão habituados ao seu significado.

Dessa forma, entenda que a palavra “Copy” se aplica em três contextos diferentes:

1º Abreviação do termo Copywriting

Copywriting refere-se a um conjunto de fundamentos e técnicas de escrita com o objetivo de transformar uma comunicação em persuasiva.

Assim, a palavra Copy é usada em muitos casos, para abreviar a palavra Copywriting, como por exemplo:

“Você estuda Copy?”

“Quais são as principais técnicas de Copy?”

“Por que usar Copy no Instagram?”

2° Referência ao profissional Copywriter

O Copywriter é o profissional que domina os fundamentos de Copywriting e tem a habilidade de aplicar esse conhecimento para estruturar a comunicação persuasiva.

Assim, a palavra Copy também pode estar sendo usada para se referir ao profissional que escreve os textos persuasivos.

Exemplo:

“Conseguiu encontrar um Copy para te ajudar no lançamento?”

3° Copy como texto persuasivo

A terceira situação em que a palavra Copy é utilizada é para se referir ao produto final do trabalho de um Copywriter: o texto persuasivo.

Aqui é onde geralmente a confusão acontece.

Isso porque, há quem diga “a Copy” para se referir ao texto persuasivo e “o Copy” para citar o Copywriter, e vice-versa.

O ponto é que não existe uma regra absoluta e que determina se você deve usar o artigo “o” ou “a” em cada uma dessas situações. 

Portanto, fica a seu critério conjugar a frase como achar mais conveniente.

Exemplos de Copy no Marketing Digital

Exemplos de Copy no Marketing Digital

Para fins didáticos, neste conteúdo falaremos de Copy no sentido do texto persuasivo.

Dessa forma, você precisa saber que há inúmeros formatos de Copy no marketing digital, desde headlines (títulos) de vídeos no Youtube até páginas de vendas gigantescas na internet.

Veja alguns exemplos de textos persuasivos que você encontra por todo o lugar no marketing digital.

1 Páginas e sites online

Sem dúvidas, um dos lugares mais comuns onde Copywriting é amplamente utilizado no Marketing Digital são nas páginas de vendas e sites online – como os e-commerces, por exemplo.

Vale ressaltar que usar Copywriting para construir o texto de uma página online é essencial.

Isso porque, diferentemente dos outros tipos de Copies que você verá logo abaixo, o site é um espaço exclusivo da marca.

Portanto, pode e deve ser utilizado para atrair, conectar e converter um visitante em cliente pagante.

2 Mensagens Whatsapp

Muito provavelmente você já recebeu uma daquelas mensagens institucionais de números verificados como da Netflix, Spotify e O Boticário, por exemplo.

Embora tenham objetivos diferentes, desde avisar sobre um novo filme ou produto no catálogo da marca até atualizar o status de entrega de uma encomenda, há pitadas de Copy nessas mensagens.

Principalmente quando o objetivo da mensagem é movimentar o usuário do WhatsApp para uma página de vendas, plataforma de acesso daquele serviço ou mesmo estimular uma resposta ali mesmo dentro do App.

Isso porque o objetivo do Copywriting é justamente estimular a tomada de ação no receptor da mensagem.

3 Conteúdos

Se você busca uma forma de potencializar as vendas orgânicas no seu negócio, saiba que pulverizar Copywriting sobre os conteúdos produzidos pela sua marca é a receita do sucesso para gerar vendas a “custo zero”.

Mais do que isso, usar Copywriting na produção de conteúdo, hoje em dia, é obrigatório, afinal a competição pela atenção dos internautas está cada vez mais acirrada.

Aqui na Você Ligado, por exemplo, o conteúdo é um dos nossos carros-chefe quando se fala em atração e conversão.

Isso porque diferente de um anúncio de vendas mais direto, o conteúdo te dá a possibilidade de vender sem parecer que está vendendo.

Funciona da seguinte forma:

Você entrega um conhecimento de alto valor, pincelando de forma muito sutil a solução que o seu produto ou serviço oferece para aquela dor/problema que deu origem ao conteúdo.

Por exemplo.

Suponha que você faça móveis personalizados em madeira e tenha resolvido anunciar os móveis no Facebook Ads.

Após algumas semanas, você percebe que o custo para anunciar está caro e não tem trazido tantos pedidos de orçamento e clientes como você imaginou.

Será que anúncios online não funcionam para o seu negócio?

Essa ideia estava começando a passar pela sua mente quando, por coincidência, ao rolar um feed do Instagram você se deparar com um post assim:

“Como aumentar as conversões dos anúncios online usando persuasão”

Conforme rola os carrosséis do post, você descobre que o problema das suas baixas conversões em anúncios não estava no seu negócio mas sim na sua abordagem.

Além disso, entende também que através das técnicas de escrita persuasiva – Copywriting – você conseguirá se comunicar com o seu público de forma mais assertiva.

Interessado em entender um pouco mais sobre Copywriting, você acessa o perfil daquele Especialista que escreveu o post e descobre que além de vários conteúdos e materiais gratuitos ele também possui treinamentos que ensinam Copy do básico ao avançado.

Isso é vender sem parecer que está vendendo, na prática.

A partir do conhecimento prévio dos problemas daquela persona em relação às suas baixas conversões, o conteúdo foi capaz de apresentar a solução para esse problema e elevar a consciência dela para algo que até então ela nem sequer sabia da existência – que é Copywriting.

Você pode e deve fazer exatamente o mesmo no seu negócio.

Ao construir conteúdos com base nos fundamentos de Copywriting, você será capaz de transformar um número cada vez maior de seguidores em clientes.

Sem precisar ser apelativo ou mesmo desperdiçar tempo e energia produzindo conteúdo apenas para cumprir tabela.

4 Anúncios 

O quarto exemplo de um tipo de texto persuasivo amplamente utilizado no Marketing Digital são os anúncios.

Quando falamos em anúncios, saiba que eles podem ter diversos formatos, a depender da estratégia e objetivo da comunicação.

Além disso, eles também aparecem em diversos lugares da internet, como por exemplo:

  • Texto nas redes sociais;
  • Vídeo nas redes sociais;
  • Vídeo no Youtube;
  • Resultados de pesquisa do Google;
  • Páginas, blogs e sites da internet;
  • Aplicativos.

5 Emails

O quinto veículo de comunicação onde Copywriting é mais do que bem-vindo são os emails.

O email marketing é uma clássica ferramenta de comunicação e também uma das mais poderosas.

Isso porque o email é o canal de contato direto e pessoal de uma marca com o público.

Pessoal porque a construção de uma lista de contatos só é possível a partir da permissão de cada contato.

Em outras palavras, isso quer dizer que você só enviará emails para pessoas que te autorizaram a fazer isso e é exatamente por isso que o email marketing é tão poderoso, porque ele é feito sob uma base de confiança mútua entre a marca e o cliente.

Assim, Copywriting contribui para manter essa base de contatos aquecida e próxima de você, através de conteúdos e insights únicos compartilhados com a sua lista de contatos por lá.

Vale ressaltar que o email também é uma ferramenta de vendas. 

Por isso, é mais do que válido se valer da proximidade que esse recurso proporciona para criar ofertas irresistíveis e compartilhar com a sua lista de contatos em primeira mão. 

Como escrever uma Copy

Agora que você já sabe o que é um Copy e quais são os tipos mais comuns de Copy no Marketing Digital, a pergunta que fica é:

Como escrever uma Copy do zero?

Primeiramente, saiba que a chave para a construção de um texto persuasivo é a pesquisa.

A pesquisa tem como objetivo identificar os problemas, mitos e sonhos (PMS) do público para o qual você vai escrever e que tem relação com a solução que você quer vender.

Neste conteúdo aqui, você descobrirá exatamente como realizar uma pesquisa de audiência.

Uma vez que você mapeou o PMS do público, é hora de escrever a Copy.

Nessa etapa, é fundamental seguir um método de escrita, como o Impacta, Conecta e Converte, onde:

  1. Impacta: Captura a atenção do público com uma headline interessante que aborda um problema, referencia um sonho ou quebra um mito que a pessoa acredita;
  1. Conecta: Gerar conexão com o leitor e estimular o interesse dele pelo que você tem a dizer;
  1. Converte: Chamar o leitor para a ação, seja uma ação de engajamento com o conteúdo, a inscrição em um formulário ou a compra de um produto, por exemplo.

Esse é um método simples de escrita que você pode adaptar para qualquer tipo de Copy, inclusive as que viu neste conteúdo.

Evidentemente, não é possível nos aprofundar em todos os aspectos relacionados à escrita de uma Copy profissional.

Mas se você se interessou pelo universo da escrita persuasiva e gostaria de usar a sua habilidade de escrita para fazer dinheiro online sem precisar dar as caras na internet, aperte aqui e descubra como começar no Copywriting.

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.