O digital não mudou apenas a forma como as empresas planejam e executam o seu marketing, ele criou também um novo ecossistema trabalhista: o mercado de trabalho digital.
Quando pensamos no mercado de trabalho tradicional, inserimos nele profissões como:
- Engenheiro;
- Advogado;
- Médico;
- Arquiteto;
- Psicólogo;
- Contador;
- Administrador.
Mas o que muita gente não sabe é que a internet deu origem a inúmeras profissões que remuneram tão bem quanto e até mais que as profissões do mercado de trabalho tradicional.
Profissionais como Copywriter, Gestor de Tráfego e Estrategista, por exemplo, em pouco tempo conseguem conquistar salários de 10, 20 e 30 mil reais, que os melhores profissionais do mercado tradicional levam anos para alcançar.
Mas como isso é possível?
Simples.
O mercado de trabalho online possui 3 características que o tornam mais abundante e lucrativo para quem quer viver da internet.
Confira!
Principais diferenças entre o mercado de trabalho tradicional e o digital
1 Velocidade
Diferente do mercado de trabalho tradicional, no digital as mudanças acontecem numa velocidade muito maior do que no tradicional.
Estratégias de marketing e vendas que funcionam hoje, por exemplo, se tornam obsoletas em 6 meses.
Assim, os profissionais precisam se adaptar e atualizar mais rápido, o que faz com que eles também se desenvolvam na velocidade 2x dentro de um curto espaço de tempo.
Na profissão Copywriter, por exemplo, alunos dos nossos treinamentos de Copy entram sem saber absolutamente nada sobre isso e em 4 semanas de conteúdo imersivo fecham projetos com salários iniciais melhores que os de um servidor público.
Inclusive, uma de nossas alunas, abriu mão da carreira pública para viver da escrita persuasiva.
2 Flexibilidade
No mercado de trabalho online as pessoas têm mais flexibilidade de tempo porque não precisam trocar horas por dinheiro ou se submeter a jornadas de trabalho engessadas, como acontece no mercado de trabalho tradicional.
Logo, o retorno financeiro independe da quantidade de horas que ela trabalha.
A @robertasvl – Sócia Fundadora, Especialista e Copywriter da Você Ligado – por exemplo, ganhou 10 mil na primeira campanha que escreveu como Copywriter, o equivalente a mais de 6 meses de salário de um empregado CLT.
3 Escalabilidade
No mercado de trabalho online a flexibilidade abre as portas da escalabilidade.
Em termos práticos, isso significa a possibilidade de gerar renda passiva, seja atuando em vários projetos – caso seja um prestador de serviços – ou mesmo continuar lucrando com as vendas online de produtos nos momentos em que não esteja trabalhando ativamente.
Algo que não acontece no mercado tradicional, onde um profissional precisa trabalhar por anos para conseguir uma promoção ou prestar outro concurso que pague mais, caso já tenha atingido o teto salarial estipulado para a sua função.
Ficou interessado pelas possibilidades que o mercado de trabalho online oferece?
Confira também 7 profissões lucrativas para atuar no Marketing Digital