Se existe um hábito indispensável na vida de um Copywriter, este é o da leitura.
A leitura é a academia do cérebro e traz inúmeros benefícios para a saúde cerebral, como por exemplo:
- O estímulo da criatividade e imaginação;
- Desenvolvimento da concentração e foco seletivo;
- Ampliação do repertório vocabulário;
Além de reduzir as chances do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.
Em outras palavras, a leitura ajuda a manter o cérebro humano jovem e saudável.
Para profissionais que executam atividades que exigem alto nível de concentração e raciocínio, como é o caso dos Copywriters, ler precisa ser um hábito tão natural quanto respirar.
Por isso, o objetivo deste conteúdo é unir o útil ao agradável.
Aqui você encontrará 3 excelentes indicações de livros para Copywriters que, além de contribuir para a sua saúde cerebral, vão te ajudar a desenvolver também habilidades na escrita persuasiva.
Confira!
Livros para Copywriter
1 Confissões de um publicitário – David Ogilvy
A obra “Confissões de um publicitário” é ambientada na década de 1960, quando David Ogilvy já dirigia a Ogilvy & Mather – uma das melhores agências de publicidade dos Estados Unidos e era considerado um dos publicitários mais criativos da América.
No livro, ele conta como construiu o seu “império” na publicidade, além de pontuar conhecimentos e experiências riquíssimas que teve relacionando-se com os seus clientes.
Ao longo da narrativa, Ogilvy conduz o leitor sobre pontos muito importantes como o processo da criação de ideias, o desenvolvimento de pessoas e respeito aos parceiros, aos adversários e ao consumidor.
Ele também compartilha, abertamente, “fórmulas” replicáveis que trouxeram muito retorno para algumas marcas, mesmo em campanhas com orçamento limitado.
Embora o cenário em que estamos hoje seja muito diferente daquele em que Ogilvy vivia, há ensinamentos universais expostos em Confissões de um Publicitário que vão agregar muito à sua prática como Copywriter.
2 Storybrand – Donald Miller
Se você está procurando uma leitura simples, direto ao ponto, que trás um método assertivo e de fácil aplicação, independente se aplicado a uma multinacional ou a um negócio local, Storybrand é uma leitura indispensável para você.
Nessa obra o autor best-seller do New York Times, Donald Miller, destrincha os sete elementos universais das histórias poderosas a fim de mostrar como os negócios podem aprimorar a forma como se conectam com os seus clientes.
Além disso, ele explora outros pontos na leitura, como por exemplo:
- A verdadeira razão que leva os clientes a comprar;
- Como simplificar uma mensagem de marca para que as pessoas a compreendam;
- Como criar as mensagens mais eficazes para sites, folhetos e mídias sociais.
Dessa forma, quer você seja um Copywriter ou empreendedor, Storybrand te ajudará a transformar a forma como fala sobre quem você é, o que você faz e o valor único que leva para seus clientes.
3 Tribos – Seth Godin
Seth Godin é autor de livros sobre marketing e empreendedorismo desde os anos 1990, além de blogueiro e palestrante mundo afora.
Criador de uma das primeiras companhias de marketing online, cunhou conceitos adequados às atuais mídias e à era digital.
Sua influência se estende aos meios de comunicação, ajudando a inaugurar uma visão sobre as novas formas de escolhas dos consumidores.
O conceito de marketing de permissão, absolutamente contemporâneo, é um exemplo.
Compreende que um meio de divulgação não invasivo, que respeite o espaço e o poder do consumidor, é muito mais efetivo atualmente.
Com o fim da televisão e dos meios tradicionais de divulgação ofuscados pela internet, qual a melhor forma de atingir seu público?
Segundo Seth, a melhor forma é criando um buzz sobre o produto. Algo que o torne memorável para o seu grupo – ou tribo.
Mas, uma vez identificado o seu grupo, como liderá-lo e uni-lo?
Em Tribos, o autor compartilha sua visão sobre o funcionamento interno desses grupos com ideais compartilhados.
O processo de identificação e de união de seus membros é o que leva, afinal, à conclusão de que é necessário que haja uma figura de liderança para que a tribo não perca força.
Uma pessoa da tribo, uma pessoa que pode ser você.
Como Copywriter, essa obra te ajudará a entender, de forma mais profunda, alguns aspectos importantes relacionados ao viés cognitivo da comunidade.
Esse elemento é fundamental para fortalecer o engajamento do público com a sua marca/produto.
Como Copywriter, entender como funcionam e como criar comunidades fortes é um enorme diferencial para tornar a sua escrita intencional e ainda mais persuasiva.
Gostou dessas indicações de leitura?
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