3 Livros para Copywriter que vão te tornar mais persuasivo

3 Livros para Copywriter que vão te tornar mais persuasivo

Compartilhe:

Se existe um hábito indispensável na vida de um Copywriter, este é o da leitura. 

A leitura é a academia do cérebro e traz inúmeros benefícios para a saúde cerebral, como por exemplo:

  • O estímulo da criatividade e imaginação;
  • Desenvolvimento da concentração e foco seletivo;
  • Ampliação do repertório vocabulário;

Além de reduzir as chances do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

Em outras palavras, a leitura ajuda a manter o cérebro humano jovem e saudável.

Para profissionais que executam atividades que exigem alto nível de concentração e raciocínio, como é o caso dos Copywriters, ler precisa ser um hábito tão natural quanto respirar.

Por isso, o objetivo deste conteúdo é unir o útil ao agradável.

Aqui você encontrará 3 excelentes indicações de livros para Copywriters que, além de contribuir para a sua saúde cerebral, vão te ajudar a desenvolver também habilidades na escrita persuasiva.

Confira!

Livros para Copywriter

1 Confissões de um publicitário – David Ogilvy

Livros para Copywriter - Confissões de um publicitário

A obra “Confissões de um publicitário” é ambientada na década de 1960, quando David Ogilvy já dirigia a Ogilvy & Mather – uma das melhores agências de publicidade dos Estados Unidos e era considerado um dos publicitários mais criativos da América.

No livro, ele conta como construiu o seu “império” na publicidade, além de pontuar conhecimentos e experiências riquíssimas que teve relacionando-se com os seus clientes. 

Ao longo da narrativa, Ogilvy conduz o leitor sobre pontos muito importantes como o processo da criação de ideias, o desenvolvimento de pessoas e respeito aos parceiros, aos adversários e ao consumidor. 

Ele também compartilha, abertamente, “fórmulas” replicáveis que trouxeram muito retorno para algumas marcas, mesmo em campanhas com orçamento limitado. 

Embora o cenário em que estamos hoje seja muito diferente daquele em que Ogilvy vivia, há ensinamentos universais expostos em Confissões de um Publicitário que vão agregar muito à sua prática como Copywriter.

2 Storybrand – Donald Miller

Livros para Copywriter - Storybrand

Se você está procurando uma leitura simples, direto ao ponto, que trás um método assertivo e de fácil aplicação, independente se aplicado a uma multinacional ou a um negócio local, Storybrand é uma leitura indispensável para você.

Nessa obra o autor best-seller do New York Times, Donald Miller, destrincha os sete elementos universais das histórias poderosas a fim de mostrar como os negócios podem aprimorar a forma como se conectam com os seus clientes.

Além disso, ele explora outros pontos na leitura, como por exemplo:

  • A verdadeira razão que leva os clientes a comprar; 
  • Como simplificar uma mensagem de marca para que as pessoas a compreendam; 
  • Como criar as mensagens mais eficazes para sites, folhetos e mídias sociais. 

Dessa forma, quer você seja um Copywriter ou empreendedor, Storybrand te ajudará a transformar a forma como fala sobre quem você é, o que você faz e o valor único que leva para seus clientes.

3 Tribos – Seth Godin

Livros para Copywriter - Tribos

Seth Godin é autor de livros sobre marketing e empreendedorismo desde os anos 1990, além de blogueiro e palestrante mundo afora. 

Criador de uma das primeiras companhias de marketing online, cunhou conceitos adequados às atuais mídias e à era digital.

Sua influência se estende aos meios de comunicação, ajudando a inaugurar uma visão sobre as novas formas de escolhas dos consumidores. 

O conceito de marketing de permissão, absolutamente contemporâneo, é um exemplo. 

Compreende que um meio de divulgação não invasivo, que respeite o espaço e o poder do consumidor, é muito mais efetivo atualmente. 

Com o fim da televisão e dos meios tradicionais de divulgação ofuscados pela internet, qual a melhor forma de atingir seu público? 

Segundo Seth, a melhor forma é criando um buzz sobre o produto. Algo que o torne memorável para o seu grupo – ou tribo.

Mas, uma vez identificado o seu grupo, como liderá-lo e uni-lo?

Em Tribos, o autor compartilha sua visão sobre o funcionamento interno desses grupos com ideais compartilhados. 

O processo de identificação e de união de seus membros é o que leva, afinal, à conclusão de que é necessário que haja uma figura de liderança para que a tribo não perca força. 

Uma pessoa da tribo, uma pessoa que pode ser você. 

Como Copywriter, essa obra te ajudará a entender, de forma mais profunda, alguns aspectos importantes relacionados ao viés cognitivo da comunidade.

Esse elemento é fundamental para fortalecer o engajamento do público com a sua marca/produto.

Como Copywriter, entender como funcionam e como criar comunidades fortes é um enorme diferencial para tornar a sua escrita intencional e ainda mais persuasiva.

Gostou dessas indicações de leitura?

Confira também 10 livros que todo Copywriter deveria ler.

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.