Empreender online não é apenas sonho, mas objetivo de milhares de pessoas que desejam conquistar liberdade de tempo, financeira e geográfica.
Ao decidir atuar no digital e vender seus produtos ou prestar serviços para pessoas e empresas que querem aumentar suas vendas na internet, a maioria esmagadora das pessoas se coloca em um ciclo vicioso:
Pesquisar tudo o que puder na internet sobre o assunto ou área de atuação do seu interesse.
Elas acreditam que assim vão conseguir aprender mais rápido, mas a verdade é que o excesso de informação impede a ação e é o agir que faz com que um profissional comece a ganhar dinheiro no Marketing Digital.
Nos próximos parágrafos você vai entender melhor quais malefícios o excesso de informação pode causar não só na sua vida profissional, mas para a sua saúde física e mental.
Vai descobrir também o que empreendedores bem-sucedidos fizeram para fugir do excesso de informações e escalar os seus resultados .
Armadilha disfarçada de facilidade
Em uma matéria do Globo Ciência, o médico psiquiatra Luiz Vicente Figueira de Mello, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) aponta que:
“o aumento excessivo de sons, imagens e a leitura por horas a fio, sem descanso, ou pausa do sistema sensorial, pode levar à exaustão do Sistema Nervoso Central (SNC), ou à síndrome de burn out, com o aparecimento de sequelas”.
Isso acontece porque, quando processadas acima da capacidade neuronal, o excesso de informação sobrecarrega as conduções elétricas no cérebro e causa estresse cognitivo.
Por outro lado, Nicholas Carr, jornalista norte-americano e autor do livro “A Geração Superficial: O que a internet está fazendo com os nossos cérebros” alerta que o uso excessivo da internet e a exposição desenfreada a informação resulta em uma geração de pessoas:
- Menos inteligentes;
- Menos focadas;
- Mais ansiosas.
Não é difícil encontrar evidências de que as conclusões de Nicholas são coerentes.
Observe como aumentou o número de pessoas diagnosticadas com ansiedade nos últimos anos.
Reflita sobre o seu próprio comportamento por alguns instantes e pense em quanto tempo você consegue se dedicar exclusivamente a uma única atividade, sem parar para dar uma atualizada nas notificações do Instagram, responder alguém no WhatsApp ou procurar no Youtube um vídeo que brotou na sua mente do nada.
Um relatório publicado pela OMS em 2017 – 3 anos antes da pandemia da COVID-19 – classificou o Brasil como o país mais ansioso do mundo.
O curioso é que uma das causas é justamente a velocidade e o volume de informações a que estamos expostos o tempo inteiro.
A grande questão é que este não é um fenômeno recente.
Há 20 anos, o físico espanhol Alfons Cornella, nomeou essa doença causada pela soma de informação com intoxicação de “infoxicação”.
Bom, então será que a solução é ignorar completamente que vivemos na era digital, jogar os celulares e computadores no lixo e fugir para as montanhas?
Definitivamente, essa não é a resposta.
A tecnologia trouxe para qualquer pessoa a oportunidade de aprender o que ela quiser, quando quiser, a hora que quiser e usar esse conhecimento para fazer dinheiro (muito dinheiro) usando apenas um celular com acesso à internet.
A chave está no equilíbrio.
As ferramentas estão à disposição do ser humano para serem utilizadas e gerenciadas por ele e não o contrário.
Como o excesso de informação prejudica o seu desempenho no digital
Chegamos às vias de fato e você pode estar se perguntando:
“De que forma o excesso de informação prejudica a minha aprendizagem, desenvolvimento profissional e desempenho no Marketing Digital?”
Vamos para uma resposta didática.
Imagine que você tenha descoberto que nasceu para ser um Copywriter profissional.
É a profissão dos seus sonhos.
Você pode trabalhar de casa, usando um roupão super confortável e pantufas do Bob Esponja ou do Restaurante Maison Blanche, em Paris, enquanto aprecia a vista privilegiada para a Torre Eiffel.
Ansioso para ganhar a vida escrevendo palavras lucrativas como profissão, você começa a seguir todas as pessoas no Instagram que falam e ensinam Copywriting.
Abre dezenas de janelas no Google e tenta ler todos os artigos que mencionam a ciência por trás dos textos que vendem.
Como se não bastasse, você decide procurar podcasts e vídeos no Youtube sobre o assunto.
No início você se sente o máximo, um mundo de possibilidades se abre diante de você.
Mas, em pouco tempo, a sensação de progresso desaparece. Você consumiu muita informação e percebe que não sabe o que fazer com ela.
Não sabe como aplicar esse conhecimento e ter resultados, se sente travado, mesmo que tenha a faca e o queijo nas mãos.
O excesso de informação paralisa empreendedores digitais.
Eles não conseguem agir, porque foram expostos a tantos métodos, estratégias e técnicas diferentes que ficam buscando formas de aplicar todas elas ao mesmo tempo.
Sempre acham que ainda há algo para estudar, uma técnica inovadora ou um hack secreto que vai mudar completamente o seu jogo, e nunca executam.
Ou, em alguns casos, percebem que mesmo conhecendo muito, não sabem como transformar o conhecimento em prática.
3 atitudes que vão te ajudar a vencer a overdose de informações
Talvez, você tenha se reconhecido na situação apresentada acima.
Está tentando empreender online e não sabe como começar a prestar serviços e ser remunerado por isso, não sabe como colocar em prática aquela estratégia para aumentar as vendas do seu e-commerce ou loja no Instagram.
Em primeiro lugar, não se culpe por estar nessa condição.
Até mesmo, grandes nomes do Marketing Digital como Érico Rocha (Fórmula de Lançamento) e Roberta Santos – Especialista em Copywriting e Copywriter da Você Ligado, passaram por isso no início da sua jornada no digital.
As dicas que você verá a seguir, são técnicas que eles e centenas de outros empreendedores bem-sucedidos utilizaram para vencer a overdose de informação, se tornarem mais focados, produtivos para então alcançar os objetivos que tinham: fazer muita grana no digital.
Respeite a sua condição humana
Se nunca te disseram isso, este é o momento oportuno: Você não é uma máquina e muito menos um Kryptoniano como o Superman.
As limitações dos seres humanos não são apenas físicas, mas também mentais.
Não adianta querer obrigar o seu cérebro a processar um volume maior de informações do que ele suporta, pois além de ser gatilho para um bloqueio criativo você pode correr o risco de sofrer um burnout.
Cuide da casa que é o seu corpo.
Se alimente bem, beba bastante água, faça exercícios e preze por um sono de qualidade.
É comum, principalmente entre os mais jovens, virar noites trabalhando, mas a verdade é que isso não é saudável e nem sustentável, principalmente no longo prazo.
Deixar o cérebro repousar é fundamental para restabelecer memórias, estimular a criatividade e imaginação, além de prevenir doenças.
Se você é um Copywriter, por exemplo, e está travado em uma Copie que se recusa a tomar forma, não brigue com a sua própria condição.
Vá fazer outra coisa, tire uns minutos para descansar a mente, dê uma volta no parque com o seu cachorro.
Pode ter certeza que esse tempo vai ajudar o seu cérebro a se regenerar para que você volte ao trabalho com força total.
Faça um limpa nas suas referências
Limpe os seus inputs – entradas de informações – sem dó ou piedade.
Se você tem interesse em aprender Tráfego Pago, por exemplo, escolha apenas um profissional de sua confiança, que você sabe que já teve resultados com aquilo que ele ensina, para acompanhar.
Não adianta querer acompanhar vários Especialistas em Tráfego Pago com visões e métodos diferentes e achar que depois de conhecer todos eles, as peças vão se encaixar.
Infelizmente, a probabilidade de você fracassar é infinitamente maior do que acertar.
Escolha um mentor, estude o método dele, aplique de novo e de novo até ter resultados.
Depois que “pegar o jeito” você está autorizado a pesquisar estratégias que vão agregar ao conhecimento que adquiriu e que podem te ajudar a potencializar os seus resultados.
Mas só faça isso depois de ter segurança de que domina o método de trás para frente, combinado?
Pratique mais do que estuda
A verdade às vezes pode ser cruel mas precisa ser dita, estudar demais, sem nunca aplicar, é a procrastinação fantasiada de super sayajin.
É lógico que estudar e manter-se atualizado sobre as novas estratégias e técnicas que estão funcionando na área que você escolheu empreender é fundamental, mas sem a prática, isso não passará de teoria acumulada.
Conhecimento sem prática é só informação.
Não são informações sobre Copywriting que farão o Lançamento que um Copywriter foi contratado para escrever faturar 500 mil em 7 dias, mas sim ele ter aplicado o que aprendeu nas Copies.
Faz sentido para você?
Para receber mais conteúdos interessantes sobre Marketing Digital, Estratégias e Copywriting, se inscreva em nossa Newsletter.
Basta preencher o seu nome e email no formulário aqui aqui embaixo 👇