Qual a diferença entre Copywriting e Jornalismo?

Qual a diferença entre Copywriting e Jornalismo - Ilustração de um jornal de papel em um fundo amarelo.

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Você sabe qual a diferença entre Copywriting e Jornalismo? O que diferencia textos escritos por um Jornalista dos textos escritos por um Copywriter profissional?

Será que saber escrever textos bonitinhos é suficiente para ser um Copywriter?

Embora muita gente confunda, Jornalismo e Copywriting são profissões bem diferentes, como finalidades específicas.

O Jornalista escreve para informar. O Copywriter escreve para vender.

Neste conteúdo você entenderá de forma mais profunda:

  • A diferença entre a escrita jornalística e a escrita persuasiva;
  • Os elementos de Copywriting utilizados no jornalismo;
  • Quais os requisitos para ser um profissional da escrita persuasiva.

Ao final do conteúdo você ainda receberá um convite especial para aprofundar seus conhecimentos em Copywriting de forma gratuita.

Aproveite a leitura!

Diferenças entre Copywriting e Jornalismo 

A maior diferença entre Copywriting e Jornalismo está na finalidade que essas duas profissões dão para a escrita.

O objetivo do texto jornalístico é descrever fatos. 

Isso significa que o Jornalista irá:

  1. Apurar acontecimentos e confirmar a veracidade das notícias;
  2. Ouvir os dois lados da história;
  3. Produzir um texto informativo.

Ele até pode usar elementos persuasivos, como Storytelling, durante a narrativa das histórias. Mas não com o objetivo de levar o público a tomar uma ação.

Irá apenas usar algumas técnicas para descrever determinados acontecimentos de uma forma mais interessante.

Já as Copies são escritas com o objetivo de levar o leitor a tomar uma ação imediata.

Se um texto não conduz o leitor por uma linha de raciocínio e ao final chama para a ação – seja um clique no post ou uma compra – então não é Copywriting.

Vale lembrar que Copywriting não é propaganda barata.

Copywriters escrevem para vender um produto ou serviço. Então, utilizam a escrita persuasiva para conectar pessoas a produtos ou serviços.

Essa é uma importante diferença entre Copywriting e Jornalismo.

Elementos de Copywriting no Jornalismo

O elemento de Copywriting mais utilizado no jornalismo é a headline – títulos chamativos das matérias e postagens nos sites de entretenimento.

Veja esses 3 exemplos:

  1. “Saiba como perder peso sem cortar a cerveja da sua dieta”;
  2. “Saiba como estudar em Harvard com bolsas de até 70 mil dólares”;
  3. “10 melhores exercícios para perder a barriga rápido”.

Todos esses títulos foram retirados de matérias nos portais de notícias como G1, Buzzfeed e Metrópole.

Eles não estão relacionados à venda de produtos específicos, mas geram curiosidade nas pessoas que têm interesse no assunto. 

De alguma forma, essas headlines tocam na dor do público para conduzir uma ação que, no caso, seria o clique para ler a notícia.

A diferença é que o objetivo do jornalismo é apenas chamar a atenção das pessoas que estão navegando pela Web.

O Copywriter não quer apenas chamar a atenção e gerar mais visualizações para os seus textos.

Jornalistas podem se tornar Copywriters?

Muita gente ainda acredita que Jornalistas são Copywriters, mas não é bem assim. 

Pelo fato de Copywriters ganharem bem porque tem escala, muitos jornalistas querem migrar para a profissão mas não sabem se podem ou não se tornar Copywriters.

Jornalistas podem escrever Copies, desde que dominem as técnicas e estratégias capazes de transformar narrativas em textos persuasivos que:

  1. Capturam a atenção do leitor;
  2. Mostram a solução de um problema;
  3. Geram conexão com as pessoas;
  4. Despertam o desejo de compra;
  5. Levam à tomada de ação.

Se o texto não cumpre esses requisitos, não menciona as dores, sonhos e medos do público e chama para ação, então não é uma Copy.

Sem dúvidas, essa é a maior diferença entre Copywriting e Jornalismo.

É preciso fazer faculdade para ser Copywriter?

Qualquer pessoa pode se tornar Copywriter sem fazer quatro ou cinco anos de faculdade.

Veja como o Gustavo Mota fez 1 milhão de reais como Copywriter, com apenas 16 anos:

Tudo o que alguém precisa para se tornar Copywriter e fazer dinheiro com a escrita é:

  1. Conhecer os elementos da escrita persuasiva;
  2. Saber como utilizá-los dentro de um método de escrita que funciona – como o Impacta, Conecta e Converte;
  3. Um teclado e conexão com a internet.

Se a Profissão Copywriter te interessou, fica aqui o convite mencionado no início do post:

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