A organização dos Copywriters bem-sucedidos adverte: se você nunca trabalhou com um Copywriter sem-noção, pode ser que você seja o Copywriter sem-noção.
Brincadeiras à parte, os “sem-noção” existem em qualquer profissão, até mesmo no nicho de Copywriting.
Mas, como identificar um Copywriter sem-noção? Como avaliar se você mesmo, por descuido, inexperiência ou falta de tato não tem agido como um Copywriter sem-noção?
A Você Ligado forma Copywriters profissionais há mais de 3 anos (2019-2021).
@robertasvl e @luizsvl – nossos fundadores – estão sempre em grupos de Masterminds e escutam as dores dos empresários e Experts do digital.
Além disso, nesse período, mais de 7 mil alunos passaram pelos nossos treinamentos de Copywriting. Então acredite, já vimos coisas muito bizarras por aí.
Por isso, preparamos esse conteúdo para ajudar você que tem interesse em atuar na Profissão Copywriter, é um Copywriter iniciante ou já tem experiência na área a avaliar algumas atitudes que você deve evitar para transmitir profissionalismo e não se “queimar” com os clientes.
Afinal, a internet brasileira é como vizinha fofoqueira, que espalha a “notícia” pelo bairro todo e quando você se dá conta, descobre que fez coisas que nem sabia que tinha feito.
Por isso, é muito importante preservar a sua reputação como Copywriter, mesmo atuando de forma remota, no conforto da sua casa.
Esse conteúdo vai te ajudar com isso. Vamos lá?
1 – Cobrar porcentagens absurdas sobre o negócio do cliente
Se você entrou na Profissão Copywriter pela promessa de dinheiro fácil e rápido, lamento informar mas você foi enganado.
Sim, é possível um Copywriter iniciante faturar, 5, 10, 15 mil no primeiro contrato de Copy, mas essa remuneração não é obtida sem muito esforço, suor e às vezes até umas lágrimas.
Copywriters experientes que o digam.
A Profissão Copywriter é uma das mais lucrativas do Marketing Digital e paga muito bem.
O problema é que uma parcela de profissionais começam a prestar serviços de Copy e querem cobrar salários que um Copywriter Senior cobraria + porcentagens sobre o faturamento da empresa.
Repito, faturamento e não lucro.
Isso não é restrito aos Copywriters. Gestores de Tráfego Pago, Co-Produtores e Estrategistas Digitais também podem dar esse belo tiro no pé.
Tome muito cuidado ao precificar o seu trabalho
Imagine que você fechou um projeto com um cliente e exigiu 25% do faturamento da campanha.
O problema é que, embora a campanha tenha rendido 100 mil de faturamento bruto, os custos ficaram em 60 mil reais, ou seja, 40 mil de lucro.
Você acha que faz algum sentido o Copywriter receber 25 mil enquanto o próprio dono do produto recebe 15 mil?
Que Especialista ou Empresa, em sã consciência, aceitaria um acordo absurdo desses ou continuaria a parceria?
Você é livre para cobrar o valor que desejar pelo seu trabalho, mas entenda que existem variáveis que precisam ser consideradas na hora da precificação:
- Considere os custos envolvidos na operação;
O seu cliente terá custo para financiar a campanha, então o volume de faturamento não representa o lucro que a campanha vai retornar de fato.
- O volume de trabalho e responsabilidades que você terá justificam o valor cobrado?
Se você foi contratado para escrever a campanha ou Lançamento de um produtos que já existem, foram vendidos e estão consolidados no mercado, não tem lógica alguma querer “pegar o bonde andando”.
Quando o Copywriter também é Co-Produtor e ajuda o Expert a transformar uma ideia em um negócio, muitas vezes investindo do próprio bolso, aí sim é razoável cobrar uma porcentagem maior, desde que seja justo para os dois lados.
Agora, se você fechou um projeto para vender um produto que já existe, não caia na besteira de cobrar porcentagens absurdas do seu cliente.
Isso pode te fazer parecer um Copywriter gigolô e dar a impressão de que você está querendo levar vantagem, mesmo que essa não seja a sua intenção.
Além do mais, se você ainda está em busca do primeiro cliente e coloca nos formulários de aplicação que deseja receber porcentagens específicas sobre as vendas, esse pode ser um alerta do motivo de ainda não ter sido contratado.
Aqui na Você Ligado, por exemplo, esse é um critério de eliminação durante a contratação de qualquer novo colaborador.
Pediu porcentagem logo de cara, sem trazer resultado, não passa da primeira etapa em nossos processos seletivos.
- Você é capaz de garantir resultados para os seus clientes?
É evidente que no digital nada é garantido, mas conforme você adquire experiência, desenvolve familiaridade com os números e conhece melhor a audiência é possível prever quanto lucro uma campanha pode gerar.
Se você tem experiência, ajudou a elevar o faturamento de outros negócios e sente segurança de que pode trazer resultados para os seus clientes, negocie porcentagens sobre os lucros.
Porém, porcentagens razoáveis e somente se ficar constatado que o seu trabalho deu um up considerável nas vendas do negócio.
Se o cliente tem um faturamento mensal recorrente de 100 mil e esse valor se mantém, mesmo após o seu trabalho, também não faz sentido exigir bonificação se o que você fez não trouxe impacto relevante nas vendas.
Entregue resultados primeiro, antes de fazer qualquer exigência financeira.
2 – Ficar enchendo o saco do Especialista de 5 em 5 segundos
Esse é um erro muito comum entre Copywriters iniciantes e que te faz parecer um amador.
Quando um Copywriter iniciante conquista o seu primeiro cliente, na boa parte das vezes ele pode se sentir inseguro por diversos motivos:
- Ele não conhece bem o Especialista, sua história e valores;
- Ele não conhece o nicho e o produto que precisa vender;
- Ele não conhece a audiência.
Nesse contexto, ao sentar para escrever, as dúvidas surgem e junto com elas a brilhante ideia:
“Vou perguntar ao Expert”.
Entenda, não tem problema perguntar e eliminar as dúvidas que estão te travando, mas não faça isso o tempo todo.
Um Expert tem centenas de outras obrigações.
Você foi contratado para resolver um problema e não se tornar mais um.
É possível agir de forma profissional mesmo sendo um iniciante.
Por isso, como um Copywriter profissional, faça o seu dever de casa direitinho:
- Realize as pesquisas de mercado e persona;
- Mapeie o PMS da audiência e preencha o Arsenal de Copy;
- Liste todas as suas dúvidas, marque uma call com o Especialista e esclareça-as ali, de uma vez (peça a autorização dele para gravar a reunião e assista quantas vezes for necessário).
3 – Não respeitar os prazos
Além de sem noção, esse tipo de Copywriter passou longe na fila da responsabilidade.
Uma das grandes vantagens da Profissão Copywriter é a liberdade de horários que ela proporciona.
Isso significa que você pode trabalhar a hora que quiser, desde que cumpra os prazos.
Quando você atrasa o envio das Copies, o trabalho de uma equipe inteira é afetado e isso prejudica o resultado final da campanha.
- Os designers não conseguem produzir as artes e páginas a tempo;
- O Especialista não consegue gravar os anúncios com tranquilidade;
- Os editores de vídeo a tempo precisam correr contra o relógio pois não receberam o material em tempo hábil.
Não queira ser o gargalo de um projeto, caso contrário as chances de perder o seu lugar nele aumentam exponencialmente.
Além de passar uma péssima impressão sobre você como profissional, independente das campanhas que tenha no currículo (lembra que a internet é a vizinha fofoqueira?).
O Copywriter não é uma celebridade, mas sim um profissional que foi contratado para executar um serviço, será remunerado por isso e portanto, possui deveres a cumprir.
4 – Culpar Deus e o mundo por campanhas fracassadas, menos a si mesmo
Todo profissional corre o risco de errar em algum momento, afinal somos seres humanos.
Mas não existe nada pior do que ter na equipe alguém que cria mil e uma justificativas ao invés de assumir a responsabilidade por seus atos.
Existem muitos fatores envolvidos em uma campanha fracassada:
- O Expert pode não ter cumprido com a sua parte, se dedicando na construção do relacionamento com a audiência;
- O Estrategista pode ter errado na estruturação do funil de vendas;
- O Gestor de Tráfego pode ter errado a mão na configuração dos públicos;
- O Copywriter pode não ter sido assertivo na comunicação das Copies.
É um trabalho em conjunto.
Por isso, não se trata de assumir toda a culpa e sim ter humildade para autoavaliar o seu próprio trabalho, ao invés de jogar a culpa em A ou B e fugir da responsabilidade.
5 Tomar todo o crédito por campanhas lucrativas
Se a culpa por campanhas fracassadas não é só do Copywriter, o crédito por um bons resultados também não.
Afinal, não adianta escrever a Copie mais incrível, persuasiva e inovadora do mundo se o Gestor de Tráfego não fizer com que essas Copies alcancem as pessoas certas ou o Especialista não se empenhar em fortalecer o relacionamento com o público.
Mesmo que muitos Copywriters atuem de forma remota, escrever palavras lucrativas como profissão não deixa de ser um trabalho em conjunto.
Por isso, troque o “a campanha deu certo porque eu sou um Copywriter incrível” por “a campanha deu certo porque temos um time de Messi’s que fizeram a coisa acontecer”.
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