Copywriter fundamentado: o sonho de todo negócio digital

Copywriter fundamentado o sonho de todo negócio digital

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O que torna um Copywriter valioso e duradouro no mercado? Você já se fez essa pergunta?

O conteúdo de hoje traz um conceito novo que vai virar uma chavinha na sua mente e te fazer entender porque tem tanta gente por aí que:

  • Investe em cursos;
  • Assiste infinitas horas de conteúdo aqui no Youtube;
  • Acompanha dezenas de especialistas em Copywriting no Instagram;
  • Leem tudo o que podem sobre a escrita persuasiva.

E ainda assim não consegue iniciar ou escalar na Profissão Copywriter.

Continue a leitura para entender o que é o Copywriter fundamentado e como esse conceito mudará a sua percepção sobre a forma como estuda Copywriting.

Dois caminhos, o mesmo dilema

Após surgir o interesse pelo universo da escrita persuasiva, o Copywriter iniciante tem dois caminhos a sua frente:

  1. Encurtar a sua jornada de aprendizado e investir logo de cara em um curso de Copy;
  1. Estudar por livros e conteúdos gratuitos disponíveis na internet, até que esteja pronto para investir na sua profissionalização.

Independente do caminho escolhido, chegará o momento em que o Copywriter irá se flagrar em uma encruzilhada.

A razão disso é que a grande maioria do conteúdo disponibilizado em cursos de Copy é limitado ao ensino de técnicas como, por exemplo:

  • Headlines;
  • Bullet points;
  • Gatilhos mentais;
  • Fórmulas e estruturas de Copy.

E a verdade é que não há mal algum em aprender técnicas de Copywriting, muito pelo contrário. 

Todo Copywriter profissional precisa saber como aplicá-las na sua escrita.

O problema real é que a grande maioria dos Copywriters se apoiam unicamente em técnicas ao ponto de se tornarem reféns delas.

Veja bem, qualquer pessoa pode escrever um texto, colocar ali meia dúzia de gatilhos mentais, uma CTA e jurar de pés juntos que o resultado daquela mistura é uma Copy.

Então, qual o diferencial de uma Copy desenvolvida por um profissional?

A intenção.

A escrita persuasiva sempre é intencional. 

E a intenção só é inserida na Copy de forma legítima, quando o profissional domina os fundamentos de Copywriting escondidos em cada técnica aplicada no texto.

O ponto é que a maioria dos Copywriters têm dificuldade de desassociar fundamentos de técnicas.

E essa condição dá origem a um tipo de Copywriter que assombram contratantes: o Copywriter templateiro.

Copywriter templateiro: o terror dos contratantes

Copywriter templateiro: o terror dos contratantes

O Copywriter templateiro é aquele profissional de quem os contratantes querem distância.

Esse profissional tem pouco ou nenhum domínio sobre os fundamentos de Copywriting.

Em função disso, ele tem muita dificuldade em modelar as técnicas conforme o objetivo final da comunicação.

O Copywriter templateiro é o tipo de profissional que o mercado mais reclama hoje, pois está sempre preso às técnicas Ctrl+C Ctrl+V. 

Sua escrita é engessada, seu repertório é limitado e seu valor no mercado muito abaixo do que Copywriting é realmente capaz de proporcionar.

O que significa ser um Copywriter fundamentado?

O que significa ser um Copywriter fundamentado?

A chave para fugir da armadilha de ser considerado um Copywriter templateiro é direcionar o olhar sobre os fundamentos de Copy.

Conhecer os fundamentos da escrita persuasiva, te fará entender como provocar determinado efeito psicológico no público ao usar cada técnica na Copy.

E o Copywriter que mata essa charada se torna valiosíssimo no mercado, porque é capaz de criar textos persuasivos de forma intencional.

Amparado no fundamento, ele consegue modelar as técnicas de acordo com o objetivo real daquela comunicação.

Veja um exemplo:

A teoria dos níveis de consciência desenvolvida por Eugene Schwartz não é uma técnica, é um fundamento.

Ou seja, é uma base que te dá solidez para que você modele e aplique as técnicas na comunicação para vender qualquer produto ou serviço em qualquer nicho, conforme o estágio da jornada de compra em que o público está.

Isso explica porque é tão difícil treinar um bom Copywriter e porque as pessoas compram cursos de Copy e saem despreparadas, sem saber como aplicar o conhecimento ou limitadas a meia dúzia de hacks superficiais.

Quando não se ensina fundamentos, o Copywriter não sabe usar as técnicas.

Por essa razão, nós da Você Ligado, não temos cursos de Copy e sim treinamentos.

Afinal, nosso grande objetivo é formar Copywriters fundamentados. 

Copywriters que pensam, que dominam as técnicas ao invés de serem dominados por elas.

Queremos que os nossos alunos olhem para uma Copy e sejam capazes de analisar:

  • Por que essa headline funciona?
  • Qual é a teoria psicológica por trás dessa técnica?
  • Que tipo de emoção esse elemento desperta no público?
  • Por que esse gatilho mental, usado nesse estágio do funil de vendas, converte?

Para isso, nossos treinamentos unem o melhor dos dois mundos: fundamentos + exercícios e atividades práticas. 

A diferença entre o Copywriter fundamentado e o templateiro na prática

“Essa história de Copywriter fundamentado ainda está confusa para mim…”

Se a essa altura, esse tipo de pensamento ainda está assombrando você, fique tranquilo pois ficará mais claro depois desse exemplo.

Suponha que você é Copywriter e vai escrever para um nicho muito competitivo.

Você sabe que para a Copy vender ela precisa ter uma proposta única de valor muito forte.

O Copywriter templateiro ficará batendo a cabeça tentando encontrar a proposta única de valor para aquele negócio, sem nem levar em conta o fundamento por trás dessa técnica que é a diferenciação da marca ou produto para que o cliente escolha você e não o concorrente. 

O Copywriter fundamentado, por sua vez, voltará o olhar para o diferencial daquela marca ou produto antes mesmo de tentar redigir uma proposta única de valor. 

Percebeu como entender os fundamentos de Copy ajuda o Copywriter a usar as técnicas ao seu favor ao invés de assombrá-lo?

O Copywriter fundamentado é um profissional mais versátil e valioso no mercado.

Isso porque ele não é aprisionado a um único nicho, um tipo de funil ou público. 

Ele não é alguém que decorou fórmulas e as replica em todo tipo de texto que vai escrever.

  • Sempre os mesmos gatilhos mentais; 
  • Sempre a mesma linha de argumentação; 
  • Sempre o mesmo padrão de headline.

O Copywriter fundamentado consegue perfeitamente deslizar sobre as técnicas de Copy e desenhar a comunicação conforme a necessidade ou estratégia, independente do nicho ou público. 

Evidentemente, essa versatilidade acaba se tornando também um diferencial competitivo para ele, enquanto prestador de serviço.

Mas agora, queremos saber de você:

Ficou claro para você porque o Copywriter fundamentado é tão valioso?

Conte para nós aqui embaixo nos comentários se você já tinha refletido sobre a diferença entre fundamentos e técnicas de Copy 👇

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