5 técnicas para escrever Copy sem inspiração?

Como escrever Copy sem inspiração - Pilha de livros, de onde sai uma torneira pingando lâmpadas.

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Escrever textos persuasivos é um trabalho como qualquer outro. Isso significa que o Copywriter não pode ficar esperando a inspiração cair do céu para entregar a campanha no prazo para o cliente.

Mas, como escrever Copy sem inspiração?

Onde buscar referências para se manter criativo naqueles dias em que as ideias escorrem por entre os dedos?

No conteúdo de hoje, você vai descobrir algumas técnicas utilizadas por grandes Copywriters, como a @robertasvl – Sócia Fundadora e Especialista da Você Ligado – para se manterem produtivos mesmo nos “dias maus”.

Continue a leitura.

Essas técnicas vão te ajudar a escrever Copy sem inspiração

1 Nutra a sua mente todos os dias

Você já pensou o que aconteceria com o motor de um carro se o dono nunca trocasse o óleo?

Não é preciso ser especialista em mecânica para entender que a falta de lubrificação desgasta as peças e faz o motor de um carro fundir em pouco tempo de uso.

Da mesma forma, o Copywriter que deixa de nutrir a mente todos os dias, seja através de livros, podcasts, filmes, seriados e viagens, por exemplo, gasta todo o seu repertório em pouco tempo de profissão.

Por isso, estude algo novo todos os dias. Isso vai aumentar o seu repertório e tornar a sua escrita mais autêntica. 

2 Se inspire em pessoas e marcas de sucesso

Este ponto é muito importante e agrega muito ao repertório do Copywriter profissional, porém requer alguns cuidados:

  1. Escolha bem os seus mentores

Se o seu objetivo é dominar a Profissão Social Media, não adianta querer seguir todos os Especialistas que falam sobre este assunto no Instagram.

Cada profissional tem uma metodologia de ensino e o seu próprio método de trabalho.

Se você ouvir todo mundo, vai ter uma overdose de informações e não vai colocar 20% do que aprendeu em prática.

Por isso, escolha um ou dois profissionais que tenham uma didática com a qual você se identifica e que já chegaram aonde você quer chegar para acompanhar.

  1. Se inspire mas não copie

Uma das coisas mais terríveis para qualquer negócio é virar chacota na internet por causa de anúncios, vídeos e páginas de vendas plagiadas.

Se você presta serviços de Copy para empresas e Experts do Marketing Digital ou escreve para o seu próprio negócio, fuja das copyações como se a sua vida dependesse disso.

3 Inscreva-se em listas de emails (Newsletters)

Depois de selecionar os seus mentores, se cadastre na lista de emails dessas pessoas.

Por que? 

Se elas são bem-sucedidas isso significa que estão fazendo “a coisa do jeito certo”, concorda? 

Avalie o que elas fazem, como elas fazem, em que parte do funil fazem e como organizam o funil de vendas.

Isso vai te ajudar a desenvolver um olhar estratégico, habilidade que vai fazer de você um Copywriter mais valioso para os seus clientes e, consequentemente, bem remunerado.

Caso não tenha ninguém em mente, alguns profissionais com bons funis de emails que vão te ajudar a se inspirar e ter novas ideias são: 

4 Procure referências em sites SwipeFile

SwipeFile ou Arquivo de Furto são sites onde você encontra Copies escritas para diversos nichos e que venderam milhões.

Dois deles são: 

Neles você vai encontrar exemplos de headlines, anúncios, páginas de vendas e tudo quanto é tipo de Copy que você pode imaginar. 

Embora a maioria das Copies estejam em inglês, é perfeitamente possível retirar bons insights e aplicar nas suas Copies.

5 Treine o olhar para ver Copy em todo o lugar

Bons Copywriters possuem olhos curiosos e buscam fontes de inspiração em todo o lugar.

Marcas que anunciam nas revistas, por exemplo, investem muito dinheiro para contratar bons redatores para escrever aquelas headlines impactantes.

Os melhores Blogs, ranqueados em primeiro lugar no Google, também aplicam Copy nos títulos e conteúdo dos artigos para chamar a atenção e manter as pessoas interessadas nos conteúdos.

Ao assistir um filme ou ver um vídeo no Youtube, se pergunte o que te fez parar e dedicar alguns minutos e, até mesmo horas, para assistir aquele conteúdo.

Copywriting é sobre comportamento humano.

Por isso, o Copywriter precisa analisar quais são os elementos em um texto, música ou filme que fizeram as pessoas se conectarem com a mensagem ou provocaram emoções de tristeza, alegria e raiva, por exemplo.

A partir disso, você consegue trazer esses elementos para a sua escrita.

Faz sentido para você?

Depois de colocar em prática essas estratégias, as chances de você se sentir travado e pesquisar novamente no Google “Como escrever Copy sem inspiração”, vão diminuir, pelo menos, 50%.

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