A Checklist de Lançamento para Copywriters de alto nível

A Checklist de Lançamento para Copywriters de alto nível - Ilustração de uma checklist grudada em um suporte para papel, com uma caneta e lápis ao lado, sobre um fundo azul claro.

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Escrever para Lançamentos de infoprodutos é uma das formas mais lucrativas para atuar na Profissão Copywriter.

Se você é um Copywriter iniciante e precisa de um direcionamento sobre o que precisa escrever nesse tipo de campanha, esse conteúdo é para você.

Se você já tem experiência como Copywriter e procura um documento para facilitar o seu fluxo de trabalho durante os lançamentos, este conteúdo também é para você.

Aqui você vai encontrar a Checklist de Lançamento para Copywriters que se destacam no mercado.

Isso porque essa Checklist contém absolutamente todos os passos e tipos de Copies que você precisa escrever para que o Lançamento seja muito lucrativo.

Vamos lá? 

Checklist de lançamento para Copywriters

Vamos partir do princípio de que é o seu primeiro Lançamento, o Especialista não tem Leads e você precisa escrever tudo do absoluto zero.

Observação: Caso for escrever para um Expert que já tenha uma base de contatos, você vai precisar escrever também Emails de convite para a base antiga.

1° Pesquisa 

O trabalho do Copywriter profissional começa na pesquisa de mercado e persona. 

Essa etapa é fundamental e dela depende todo o seu trabalho no Lançamento. Por isso, gaste um bom tempo pesquisando.

A pesquisa vai dar a você as informações necessárias para escrever Copies autênticas, que geram conexão imediata e conversam com os problemas, dores e sonhos da audiência.

2° Preencher o Arsenal de Copy 

O Arsenal de Copy é o documento base onde você vai registrar os resultados da pesquisa e todas as informações necessárias para criar os anúncios, emails e páginas para aquele Lançamento.

A maior vantagem de usar o Arsenal é que ele funciona como o segundo cérebro do Copywriter. 

Ele é o mecanismo mais eficiente para escrever Copy sem travar e prevenir o bloqueio criativo no meio da campanha.

3° Definir a Big Idea do Lançamento

Antes de escrever uma única linha é indispensável determinar a Big Idea do Lançamento. 

Isso porque antes de comprar o produto, os leads precisam comprar a sua ideia.

Assim, todos os textos que for escrever precisam evidenciar direta ou indiretamente a ideia central do lançamento.

Isso vai garantir que toda a sua comunicação, do início ao fim, tenha uma lógica.

4° Escolher o nome do evento

Definida a Big Idea, é hora de pensar em um nome atraente para o evento, webinário ou masterclass que vai anteceder a abertura do carrinho.

A escolha do nome depende muito do tipo de evento que você vai promover. 

Aqui na Você Ligado, por exemplo, antes de chegarmos ao nome Jornada Profissão Copywriter – evento que antecede a abertura das vagas para a Formação em Copywriting APL Experience – tivemos os eventos:

  • Desafio Expert em Copy;
  • Desafio Copy que Converte.

Cabe a você analisar o que faz mais sentido para aquele nicho e então definir o nome mais interessante para aquele evento.

5° Criar a promessa tentadora

Por que as pessoas deveriam trocar o tempo com a família, saidinha com o crush ou desligar a Netflix para participar do seu evento? 

Uma promessa tentadora precisa comunicar um benefício muito desejado pela audiência (por isso é tão importante fazer a pesquisa de persona antes de escrever).

Pense:

  • Qual transformação o evento vai causar na vida das pessoas?
  • Qual é o maior benefício que elas vão obter ao participar do evento?

Ao definir a promessa do evento, lembre-se de aplicar a regrinha dos 4U’s para garantir que ela está persuasiva:

  1. Útil;
  2. Única;
  3. Urgente;
  4. Ultra-Específica.

6° Estruturar a oferta irresistível

Antes de começar a escrever é muito importante saber exatamente qual será a oferta e como ela será feita.

Assim, você terá clareza para construir uma argumentação consistente para persuadir o lead a aceitar a proposta e se tornar um cliente.

Temos aqui no Blog um conteúdo completo para te ajudar a estruturar uma oferta irresistível. 

Ao terminar a leitura deste post, confira também 4 Elementos de uma oferta irresistível

7° Anúncios de captura 

Essa é a hora de criar anúncios convidando as pessoas para se inscrever no evento.

Nessa fase do Lançamento você vai precisar usar o PMS do público – sigla para Problemas, Mitos e Sonhos – para despertar o interesse das pessoas e criar nelas o desejo de participar do evento.

Lembre-se de que você vai escrever para um público frio, pessoas com baixo nível de consciência sobre o problema que têm, a solução desse problema e o produto que resolve esse problema.

Por isso, antes de chamar a pessoa para se inscrever no evento, você precisa mostrar para elas a razão de existir daquele evento, quais problemas ele soluciona.

Só assim você vai conseguir capturar a atenção das pessoas e persuadi-las a participar.

Página de captura 

Os anúncios de captura precisam direcionar os leads para algum lugar, correto? 

Esse lugar é a página de captura: uma página de cadastro com mais informações sobre o eventos e um formulário para a pessoa inserir o nome e email e assim confirmar a sua inscrição.

Quer saber como produzir uma página de captura de alta conversão? Este conteúdo te diz como.

9° Página de obrigada 

A página de obrigada é aquela que aparece logo após o lead se inscrever no formulário da página de captura.

Aqui na Você Ligado, gostamos de chamar essa página de “Página de parabéns”, afinal você está dando uma oportunidade única para o lead resolver um problema sem cobrar nada por isso.

Não subestime a importância desta página. 

Nela você vai dar alguns direcionamentos importantes para o lead, como:

  • Ir até o email e abrir a mensagem de confirmação da inscrição: isso é essencial para garantir que a pessoa receba os seus próximos emails;
  • Entrar no grupo do evento: se o Estrategista Digital determinou que os leads seriam direcionados para grupos no WhatsApp ou Telegram para receber avisos, materiais e links das aulas, você precisa usar a página de obrigada para direcionar os inscritos no evento para esses grupos.

10° E-mail de onboarding 

O email de onboarding é aquele que a pessoa recebe logo após se inscrever na página de captura. É uma espécie de email de confirmação.

Você pode usá-lo com alguns objetivos:

  1. Parabenizar o lead pelo comprometimento em resolver o problema;
  2. Reforçar a promessa e começar a gerar antecipação para o evento;
  3. Levar o lead para o grupo do evento (caso ele ainda não tenha entrado).

11° Emails de antecipação

Muitos lançamentos fracassam porque não geram antecipação suficiente nos inscritos.

Conquistar a inscrição do lead é só o primeiro passo.

Use bastante Storytelling nos Emails de antecipação. Relembre os benefícios e vantagens de participar do evento. 

Como Copywriter, você precisa manter os leads aquecidos até o dia do evento, caso contrário eles podem esquecer ou simplesmente perder o interesse.

12° Anúncios e Emails de Lembretes 

Você precisa garantir que o máximo de pessoas inscritas no evento assistam às aulas. Quanto mais gente assistir, mais pessoas vão comprar no final.

Por isso, é fundamental criar anúncios e emails de:

  • É agora: Relembrar o horário e tema da aula e direcionar as pessoas para a aula ao vivo;
  • Perdeu (Replay): Para aqueles que perderam a aula ao vivo ou querem assistir novamente.

13° CPL’S – Conteúdo Pré Lançamento 

Também é função do Copywriter estruturar o conteúdo que será passado pelo Especialista durante as aulas.

Isso não significa que o Copywriter deve escrever tim tim por tim tim o que o Expert vai dizer. 

Mas, como um profissional da linguagem persuasão, o Copywriter tem o conhecimento necessário para criar roteiros que seguem uma linha de raciocínio que faça sentido e conduza, naturalmente, o público para o pitch de vendas.

O roteiro da CPL envolve:

  • Dar as boas vindas;
  • Relembrar os benefícios em participar do evento e os problemas que aquele conteúdo resolve;
  • Criar formas de fazer com que os participantes engajem com a aula;
  • Explanar o conteúdo;
  • Gerar antecipação pela aula seguinte.

14° Página de replay 

Se fizer parte da estratégia, é preciso criar a Copy da página de replay – semelhantes as páginas de uma plataforma de streaming (como a Netflix, por exemplo). 

Por lá os inscritos no evento poderão assistir novamente as aulas por um período de tempo limitado e interagir com outros alunos através dos comentários.

15° Vídeo de vendas 

Criar scripts para vídeos de vendas também é uma das atribuições do Copywriter em um lançamento. 

Muitas pessoas preferem assistir ao vídeo do que ler a página de vendas. 

Por isso, esse vídeo deve conter todas as informações e argumentos de vendas que você utilizaria na sua página adaptados para o formato de vídeo.

16° Anúncios e Emails de vendas (RMKT) 

Acabou o evento de Lançamento, o carrinho abriu, é hora de bombardear os leads com anúncios e emails de vendas.

Afinal, eles já passaram pelo funil de vendas, estão conscientes do problema, solução e produto e prontos para comprar.

  1. Use Future Pacing para potencializar no lead o desejo pela compra. 
  2. Explore as condições de pagamento exclusivas para aquela turma. 
  3. Aplique os gatilhos mentais da Escassez e Urgência. 
  4. Use provas sociais de clientes que compraram e tiveram resultados 

Nessa fase, o Copywriter tem total permissão para ser mais incisivo e fazer a oferta direta para os leads. 

18° Página de vendas 

A página de vendas é a página que os leads vão entrar para comprar o produto ou serviço que você ofereceu no final da CPL.

Tanto os anúncios como emails de vendas devem direcionar os leads para essa página. Por isso, ela deve conter:

  • Promessa do produto (diferente da promessa do evento);
  • Botão de compra;
  • Para quem é;
  • Benefícios;
  • Entregáveis (o que a pessoa recebe ao comprar);
  • Bônus;
  • Garantia;
  • Prova social;
  • FAQ;
  • E muito mais!

19° Página de checkout

A página de checkout é aquela em que as pessoas entram para colocar seus dados pessoais e do cartão de crédito para finalizar a compra.

Se o sistema de recebimento que o Expert utiliza permite personalizações, você pode aplicar técnicas de Copywriting nessas páginas e garantir que o lead não saia dela sem apertar o botão de compra.

20° Página de obrigada/onboarding 

Essa página segue a mesma lógica da página de obrigada criada para o evento. 

Nela você deve aplicar o reforço positivo para parabenizar o cliente por ter tomado a decisão que vai resolver o problema dele de uma vez por todas.

Novamente, use essa página para direcionar o lead ao email ou a algum grupo exclusivo para alunos (se houver).

21° E-mail de onboarding

Este é o email que o cliente recebe logo após apertar o botão “Comprar” no Checkout.

O Onboarding deve conter as informações de acesso ao produto ou serviço que o cliente adquiriu.

Se o produto for um curso ou treinamento, você deve enviar os dados de Login e Senha à plataforma onde ele irá acessar o material.

Chegamos ao fim de mais um conteúdo aqui no Blog e esperamos que essa checklist te ajude muito durante o seu trabalho nos Lançamentos.

Vale pontuar que, dependendo da estratégia, novos passos podem ser adicionados ou removidos dessa checklist. 

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