Escrever para Lançamentos de infoprodutos é uma das formas mais lucrativas para atuar na Profissão Copywriter.
Se você é um Copywriter iniciante e precisa de um direcionamento sobre o que precisa escrever nesse tipo de campanha, esse conteúdo é para você.
Se você já tem experiência como Copywriter e procura um documento para facilitar o seu fluxo de trabalho durante os lançamentos, este conteúdo também é para você.
Aqui você vai encontrar a Checklist de Lançamento para Copywriters que se destacam no mercado.
Isso porque essa Checklist contém absolutamente todos os passos e tipos de Copies que você precisa escrever para que o Lançamento seja muito lucrativo.
Vamos lá?
Checklist de lançamento para Copywriters
Vamos partir do princípio de que é o seu primeiro Lançamento, o Especialista não tem Leads e você precisa escrever tudo do absoluto zero.
Observação: Caso for escrever para um Expert que já tenha uma base de contatos, você vai precisar escrever também Emails de convite para a base antiga.
1° Pesquisa
O trabalho do Copywriter profissional começa na pesquisa de mercado e persona.
Essa etapa é fundamental e dela depende todo o seu trabalho no Lançamento. Por isso, gaste um bom tempo pesquisando.
A pesquisa vai dar a você as informações necessárias para escrever Copies autênticas, que geram conexão imediata e conversam com os problemas, dores e sonhos da audiência.
2° Preencher o Arsenal de Copy
O Arsenal de Copy é o documento base onde você vai registrar os resultados da pesquisa e todas as informações necessárias para criar os anúncios, emails e páginas para aquele Lançamento.
A maior vantagem de usar o Arsenal é que ele funciona como o segundo cérebro do Copywriter.
Ele é o mecanismo mais eficiente para escrever Copy sem travar e prevenir o bloqueio criativo no meio da campanha.
3° Definir a Big Idea do Lançamento
Antes de escrever uma única linha é indispensável determinar a Big Idea do Lançamento.
Isso porque antes de comprar o produto, os leads precisam comprar a sua ideia.
Assim, todos os textos que for escrever precisam evidenciar direta ou indiretamente a ideia central do lançamento.
Isso vai garantir que toda a sua comunicação, do início ao fim, tenha uma lógica.
4° Escolher o nome do evento
Definida a Big Idea, é hora de pensar em um nome atraente para o evento, webinário ou masterclass que vai anteceder a abertura do carrinho.
A escolha do nome depende muito do tipo de evento que você vai promover.
Aqui na Você Ligado, por exemplo, antes de chegarmos ao nome Jornada Profissão Copywriter – evento que antecede a abertura das vagas para a Formação em Copywriting APL Experience – tivemos os eventos:
- Desafio Expert em Copy;
- Desafio Copy que Converte.
Cabe a você analisar o que faz mais sentido para aquele nicho e então definir o nome mais interessante para aquele evento.
5° Criar a promessa tentadora
Por que as pessoas deveriam trocar o tempo com a família, saidinha com o crush ou desligar a Netflix para participar do seu evento?
Uma promessa tentadora precisa comunicar um benefício muito desejado pela audiência (por isso é tão importante fazer a pesquisa de persona antes de escrever).
Pense:
- Qual transformação o evento vai causar na vida das pessoas?
- Qual é o maior benefício que elas vão obter ao participar do evento?
Ao definir a promessa do evento, lembre-se de aplicar a regrinha dos 4U’s para garantir que ela está persuasiva:
- Útil;
- Única;
- Urgente;
- Ultra-Específica.
6° Estruturar a oferta irresistível
Antes de começar a escrever é muito importante saber exatamente qual será a oferta e como ela será feita.
Assim, você terá clareza para construir uma argumentação consistente para persuadir o lead a aceitar a proposta e se tornar um cliente.
Temos aqui no Blog um conteúdo completo para te ajudar a estruturar uma oferta irresistível.
Ao terminar a leitura deste post, confira também 4 Elementos de uma oferta irresistível.
7° Anúncios de captura
Essa é a hora de criar anúncios convidando as pessoas para se inscrever no evento.
Nessa fase do Lançamento você vai precisar usar o PMS do público – sigla para Problemas, Mitos e Sonhos – para despertar o interesse das pessoas e criar nelas o desejo de participar do evento.
Lembre-se de que você vai escrever para um público frio, pessoas com baixo nível de consciência sobre o problema que têm, a solução desse problema e o produto que resolve esse problema.
Por isso, antes de chamar a pessoa para se inscrever no evento, você precisa mostrar para elas a razão de existir daquele evento, quais problemas ele soluciona.
Só assim você vai conseguir capturar a atenção das pessoas e persuadi-las a participar.
8° Página de captura
Os anúncios de captura precisam direcionar os leads para algum lugar, correto?
Esse lugar é a página de captura: uma página de cadastro com mais informações sobre o eventos e um formulário para a pessoa inserir o nome e email e assim confirmar a sua inscrição.
Quer saber como produzir uma página de captura de alta conversão? Este conteúdo te diz como.
9° Página de obrigada
A página de obrigada é aquela que aparece logo após o lead se inscrever no formulário da página de captura.
Aqui na Você Ligado, gostamos de chamar essa página de “Página de parabéns”, afinal você está dando uma oportunidade única para o lead resolver um problema sem cobrar nada por isso.
Não subestime a importância desta página.
Nela você vai dar alguns direcionamentos importantes para o lead, como:
- Ir até o email e abrir a mensagem de confirmação da inscrição: isso é essencial para garantir que a pessoa receba os seus próximos emails;
- Entrar no grupo do evento: se o Estrategista Digital determinou que os leads seriam direcionados para grupos no WhatsApp ou Telegram para receber avisos, materiais e links das aulas, você precisa usar a página de obrigada para direcionar os inscritos no evento para esses grupos.
10° E-mail de onboarding
O email de onboarding é aquele que a pessoa recebe logo após se inscrever na página de captura. É uma espécie de email de confirmação.
Você pode usá-lo com alguns objetivos:
- Parabenizar o lead pelo comprometimento em resolver o problema;
- Reforçar a promessa e começar a gerar antecipação para o evento;
- Levar o lead para o grupo do evento (caso ele ainda não tenha entrado).
11° Emails de antecipação
Muitos lançamentos fracassam porque não geram antecipação suficiente nos inscritos.
Conquistar a inscrição do lead é só o primeiro passo.
Use bastante Storytelling nos Emails de antecipação. Relembre os benefícios e vantagens de participar do evento.
Como Copywriter, você precisa manter os leads aquecidos até o dia do evento, caso contrário eles podem esquecer ou simplesmente perder o interesse.
12° Anúncios e Emails de Lembretes
Você precisa garantir que o máximo de pessoas inscritas no evento assistam às aulas. Quanto mais gente assistir, mais pessoas vão comprar no final.
Por isso, é fundamental criar anúncios e emails de:
- É agora: Relembrar o horário e tema da aula e direcionar as pessoas para a aula ao vivo;
- Perdeu (Replay): Para aqueles que perderam a aula ao vivo ou querem assistir novamente.
13° CPL’S – Conteúdo Pré Lançamento
Também é função do Copywriter estruturar o conteúdo que será passado pelo Especialista durante as aulas.
Isso não significa que o Copywriter deve escrever tim tim por tim tim o que o Expert vai dizer.
Mas, como um profissional da linguagem persuasão, o Copywriter tem o conhecimento necessário para criar roteiros que seguem uma linha de raciocínio que faça sentido e conduza, naturalmente, o público para o pitch de vendas.
O roteiro da CPL envolve:
- Dar as boas vindas;
- Relembrar os benefícios em participar do evento e os problemas que aquele conteúdo resolve;
- Criar formas de fazer com que os participantes engajem com a aula;
- Explanar o conteúdo;
- Gerar antecipação pela aula seguinte.
14° Página de replay
Se fizer parte da estratégia, é preciso criar a Copy da página de replay – semelhantes as páginas de uma plataforma de streaming (como a Netflix, por exemplo).
Por lá os inscritos no evento poderão assistir novamente as aulas por um período de tempo limitado e interagir com outros alunos através dos comentários.
15° Vídeo de vendas
Criar scripts para vídeos de vendas também é uma das atribuições do Copywriter em um lançamento.
Muitas pessoas preferem assistir ao vídeo do que ler a página de vendas.
Por isso, esse vídeo deve conter todas as informações e argumentos de vendas que você utilizaria na sua página adaptados para o formato de vídeo.
16° Anúncios e Emails de vendas (RMKT)
Acabou o evento de Lançamento, o carrinho abriu, é hora de bombardear os leads com anúncios e emails de vendas.
Afinal, eles já passaram pelo funil de vendas, estão conscientes do problema, solução e produto e prontos para comprar.
- Use Future Pacing para potencializar no lead o desejo pela compra.
- Explore as condições de pagamento exclusivas para aquela turma.
- Aplique os gatilhos mentais da Escassez e Urgência.
- Use provas sociais de clientes que compraram e tiveram resultados
Nessa fase, o Copywriter tem total permissão para ser mais incisivo e fazer a oferta direta para os leads.
18° Página de vendas
A página de vendas é a página que os leads vão entrar para comprar o produto ou serviço que você ofereceu no final da CPL.
Tanto os anúncios como emails de vendas devem direcionar os leads para essa página. Por isso, ela deve conter:
- Promessa do produto (diferente da promessa do evento);
- Botão de compra;
- Para quem é;
- Benefícios;
- Entregáveis (o que a pessoa recebe ao comprar);
- Bônus;
- Garantia;
- Prova social;
- FAQ;
- E muito mais!
19° Página de checkout
A página de checkout é aquela em que as pessoas entram para colocar seus dados pessoais e do cartão de crédito para finalizar a compra.
Se o sistema de recebimento que o Expert utiliza permite personalizações, você pode aplicar técnicas de Copywriting nessas páginas e garantir que o lead não saia dela sem apertar o botão de compra.
20° Página de obrigada/onboarding
Essa página segue a mesma lógica da página de obrigada criada para o evento.
Nela você deve aplicar o reforço positivo para parabenizar o cliente por ter tomado a decisão que vai resolver o problema dele de uma vez por todas.
Novamente, use essa página para direcionar o lead ao email ou a algum grupo exclusivo para alunos (se houver).
21° E-mail de onboarding
Este é o email que o cliente recebe logo após apertar o botão “Comprar” no Checkout.
O Onboarding deve conter as informações de acesso ao produto ou serviço que o cliente adquiriu.
Se o produto for um curso ou treinamento, você deve enviar os dados de Login e Senha à plataforma onde ele irá acessar o material.
Chegamos ao fim de mais um conteúdo aqui no Blog e esperamos que essa checklist te ajude muito durante o seu trabalho nos Lançamentos.
Vale pontuar que, dependendo da estratégia, novos passos podem ser adicionados ou removidos dessa checklist.
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